quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Mesmo que a vaca tussa

Pesquisas e desempenho de Dilma já permitem sinalizar que ninguém vai chutar o pau da barraca



"Mesmo que não tivesse um motivo para votar em DILMA, eu votaria da mesma forma na DILMA, porque tenho CENTENAS de razões para não votar em outros candidatos"
Luiz Fernando Veríssimo 
As três pesquisas presidenciais divulgadas nesta terça-feira, dia 23 de setembro, (Ibope, Vox Populi e CNT-MDA)   coincidem na revelação de uma tendência mais consistente do cenário eleitoral, a 12 dias do pleito. Em todas, Dilma Rousseff avança, embora sem estardalhaço, Marina Silva cai e Aécio Neves rodopia, confirmando o que escrevi há um mês quando da morte investigada de Eduardo Campos: a partir do novo quadro, com um personagem melhor ensaiado e seus balangandãs,  o candidato aeroportuário teria de dar adeus às urnas com seus tiros de festim.   
A informação mais marcante dessas pesquisas refere-se, porém, às simulações de segundo turno: Dilma e Marina já aparecem numericamente empatadas – uma bola nas costas dos calculistas das oposições. É bom que se diga: simulação de segundo turno oferece meras suposições num ambiente em que as pesquisas também costumam falhar, e, portanto, é muito mais um tempero jornalístico do que uma conclusão estatística fundamentada.

Apressam-se os analistas cansados de guerra em dizer que Marina só caiu pelas porradas que levou por conta das suas más companhias e de sua indiscrição sobre os compromissos negociados e a marcha à ré combinada,  tanto como pelo segredo que guarda a sete chaves dos poderosos que a sustentaram com as alegadas palestras que ninguém soube, nem viu.

São tão bizarros e tão atrelados esses palpiteiros que não se pejam em agredir o elementar: não houvesse a explicitação de propostas extravagantes, como fazer de um intocável banco central o quarto (e maior) poder e de mandar o petróleo do pré-sal pro brejo, seus concorrentes teriam alguma dificuldade em alvejá-la, com seus trejeitos de pobre coitada.

Esses aprendizes de feiticeiros são tão idiotas que dizem que Marina vai ser atacada pela exploração do medo do desconhecido. Logo ela que faz questão de desfilar ao lado da Neca do Itaú, bancão autuado em R$ 18 bilhões por sonegação fiscal, e assina embaixo da exigência do  "mercado" de terceirizar a política econômica, confiando-a a um banco central hegemonizado pelo oligopólio, como aconteceu no FED norte-americano, em que seu presidente  tem mandato de 14 anos e é indicado mediante acordo com dois ou três senhores de Wall Street.

Aqui não pretendo antecipar a vitória de Dilma.  Urna é urna, ainda mais essas urnas eletrônicas que "são" tão cegas como a Justiça brasileira.  Mas há uma coisa em que a história parece infalível:

Ganhe-se uma eleição muito mais pela fraqueza dos adversários do que pelos próprios méritos.  E quem tem Aécio Neves e Marina Silva para derrotar tem  a faca e o queijo na mão. Só se for muito roda presa para ser atropelado por essas criações de uma direita amarga e perdida num deserto de homens e de idéias.

Além disso, e principalmente, Dilma está léguas à frente dos adversários no domínio do conhecimento da ciência de Estado, e é hoje muito mais consistente do que ao debutar, em 2010. Sua performance nas entrevistas-armadilhas da Globo mostrou que com ela não se blefa. A presidente, que sempre foi "cdf",  apresentou-se muito mais informada do que todos os seus inquisidores juntos,  inclusive a presunçosa Miriam Leitão.

É claro que todo candidato prefere bater o martelo no primeiro turno. Mas no segundo, quando haverá debates frontais, sai de baixo. Aconselha-se a quem for confrontá-la um curso intenso de conhecimento da gestão pública. 

Vale aqui uma interpretação: no segundo turno, ao contrário do que estimam seus próprios correligionários, Dilma se dará muito melhor contra Marina, inquilina de um partido que não sabe se é melhor ganhar e ser engolido ou perder e recompor os cacos. Pela leviandade de suas idas e vindas, Marina  não resistirá a um olho no olho com a presidenta.  Já Aécio pode ser um porre, mas vai ter um monte de mercenários espalhando mentiras pelo país.

E mais: como tem sido mostrado no programa eleitoral, um  abrangente  jornal com a exposição de um Brasil que a mídia escondeu, Dilma Rousseff  consolidou as credenciais de uma operosa realizadora, expondo ao ridículo as perorações dos adversários que, sem  as devidas informações, insistem em que o Brasil vai mal das pernas, no que mostram falta de conhecimento de causa. O Brasil ainda precisa mudar e avançar muito, mas já  tem meio caminho andado.


No começo ou no final de outubro, o Brasil responderá com maturidade ao assédio pérfido dos prepostos do sistema.

14 comentários:

  1. Anônimo7:42 AM

    Agora sim chegamos ao fundo do poço, depois de aparelharem o STF os PTralhas agora conseguiram aparelhar a mídia.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:50 AM

    Porfírio, comparando o Brasil com outros países vemos que temos vários recordes negativos, mesmo com 11 anos de PT (que eu ajudei a eleger). Pagamos 38% de impostos com o pior retorno do mundo, temos os parlamentares com o maior salário do planeta e um salário mínimo dos menores do mundo livre. Somos a quarta nação com mais dinheiro desviados para paraísos fiscais, temos a energia mais cara, uma infraestrutura pífia e somos um dos países com maior peso do estado sobre o PIB (22%). Temos ministérios caros e ineficientes pois a maioria está na mão de políticos "amigos" e não verdadeiros técnicos nos deixando como uma nação pouco competitiva e cara frente ao mundo. E o pior: estamos entre os 8 países com mais analfabetos e estamos entre os últimos em educação. Porque elogiar tanto o PT se não temos nenhum número para nos orgulhar? O PT foi melhor que os outros governos ladrões? Roubou-se menos nos últimos anos do que anteriormente? Infelizmente os números não dão nenhuma diferença do PT para os governos anteriores. Só de cargos comissionados houve um aumento de 10.000% na gestão do Senado por exemplo com o aval do governo. E o André Vargas? Podemos sinalizar que ele é o símbolo do PT? Pela frente gestos de esquerda no STF e por trás um monte de golpes, alianças com doleiros e viajando para os melhores hotéis enquanto ao povo bolsa família? Mostre em números porque votar no PT novamente, por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:34 PM

      Infelizmente as respostas de petistas atuais, como sempre, vêm sempre acompanhadas de muito palavrão e pouco embasamento. Só xingam, mas ninguém retrucou com dados verdadeiros como esses acima. Infelizmente o PT virou refúgio de ignorantes que se aproveitaram da fachada esquerdista e, enganando a população, lesam a pátria em favor dos próprios bolsos, colocando culpa na mídia, xingando quem questiona dados verdadeiros e se aproveitando da ignorância do povo, que os governos (direita e esquerda) mantêm sem estudos nem trabalhos dignos, mas com bolsas e empregos públicos aproveitando a janela do partido.Com paixão doentia nunca seremos uma nação. Roubar o país é roubar sua própria família. O dinheiro roubado agora vai faltar na segurança ou saneamento amanhã, uma estrada com a verba desviada agora pode matar um filho seu amanhã. Pensem nisso antes de ficar xingando e protegendo bandidos corruptos de qualquer partido ou ideologia que não seja a idoneidade. Quanto mais xingam mais dão razão ao Lobão: "conversar com petista é como jogar xadrez com pombo.....nem preciso falar o resto...."
      ass: cada vez mais ex-petista

      Excluir
  3. Anônimo12:47 PM

    Se pode ser ruim ("o ótimo é inimigo do bom") com a Dilma, seria muito pior com os aculturados e entreguistas Aécio (FHC2) ou Marina (FHC3).
    Com a equipe de "tucanos", tanto do Aécio, quanto da Marina: adeus petróleo do Pré-Sal, adeus banco dos BRICS, adeus Amazônia, adeus BraSil com S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:38 PM

      Com tanta ignorância acabaremos como bracil (com C), já que pela cartilha de Educação já do primeiro governo Lula não tem problema falar errado. Quanto mais ignorância menos educação, quanto menos educação, mais roubalheira.

      Excluir
  4. Anônimo1:41 PM

    Sabe porfirio....pior que um cara de direita...é um ex petista.....imbecil !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:54 PM

      Pior que um ex petista é ser eterno ignorante que não percebe os erros. Idoneidade e menos ignorância é o que precisamos para ser uma nação decente.

      Excluir
  5. Anônimo1:48 PM

    sabe..porfirio...só para esclarecer.....vc com certeza...não é o ex petista imbecil..que me referi......é outro....é outro ...que escrevreu ..o besterirol....a lá "Veja" ...como um típico papaaio de pirata....que só faz...currrupaco ...currrrrrrupaco !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para esclarecer: não sou, nunca fui e nem pretendo ser petista. Mas não abro mão da minha condição de patriota que sacrificou a juventude por uma sociedade mais justa e um país soberano. Votarei na Dilma, sim. Primeiro por que a conheço e ela é mais do que o PT. Pessoalmente, é determinada e INCORRUPTÍVEL. Segundo por que os outros dois estão comprometidos até a medula com o retrocesso. Só não vê quem não quer ou quem tem problemas existenciais graves, muito ódio, muito despeito e muito preconceito.

      Excluir
  6. Anônimo2:01 PM

    PT......NA PREDIDENCIA DA REPUBLICA.....!!
    NUNCA NO SCRIPT DESTE PAIS......A POLICIA FEDERAL E A JUSTIÇA ...PUDERAM FAZER TANTAS INESTIAÇÕES...E PRISÕES E CONDENAÇÕES......TUDO POR OBRA E BENÇÃO DA "NAÕ INERFERENCIA"...SOBRE AS IVESTIAÇÕES....
    PT...NÃO NOMEOU (((( PGR"s))) ENGAVETADOR....A UNICA GAVETA QUE JOAQUIM BARBOSA ..USOU FOI PARA ENGAVETAR FOI O MENSALÃO DO PSDB...E DE TUDO QUE PREJUDIQUE A CURRIOLA DA PRIVATARIA TUCANA !!
    EX PETISTA DE MERDA...VAI TE CATAR !!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2:15 PM

    Sábias palavras de uma idosa de 80 anos aposentada, ditas a Dilma quando a mesma descaradamente e de forma demagoga comia em um restaurante popular aqui em Bangu zona Oeste: Idosa APOSENTADA muito irritada, "METE o DEDO" na CARA de DILMA em pleno RESTAURANTE POPULAR no centro do Rio de Janeiro.
    Conversando com testemunhas locais chegou-se à informação que a IDOSA disse-lhe CORAJOSAMENTE as seguintes palavras:

    “A senhora acha que a gente é TROUXA só por que é POBRE? Minha filha, tenho mais de 80 anos, e você é a mulher mais SORRATEIRA e MENTIROSA que eu já conheci. FERROU com minha APOSENTADORIA, come caviar as minhas custas e agora vem dar uma de boazinha e falar que COME ESSA LAVAGEM aqui do restaurante popular?
    Toma vergonha na cara e vê se some da periferia que aqui ninguém quer você.”

    Este RESTAURANTE POPULAR localiza-se na zona central da cidade do Rio de Janeiro e é um tipo de “PÉ SUJO” criado há muitos anos, ao custo de UM REAL (R$ 1,00) por pessoa.
    DILMA, ao lado de GAROTINHO, continuou comendo o referido “PRATO FEITO” sem olhar para a IDOSA e sem RESPONDER-LHE sequer uma PALAVRA.

    Dilma em suas viagens só se hospedou em HOTÉIS de ALTÍSSIMO LUXO e só comeu em RESTAURANTES CAROS em Portugal, Washington, New York, Roma, Berlim, Londres E Paris. Agora candidata beija criancinhas, abraça trabalhadores e come “GOROROBA” em bandejão público. É MUITA HIPOCRISIS DESSES POLÍTICOS BRASILEIROS!

    Tudo isso já se esperava de DILMA pois os PTralhas ROUBAM até PIRULITO de crianças.
    O BRASIL espera que no dia 05 de outubro próximo todos os APOSENTADOS sigam o HEROICO exemplo dessa SENHORA.

    ResponderExcluir
  8. Sérgio Amorim1:23 PM

    Estamos é fodidos! Não há outra palavra. Dilma e Marina são farinha do mesmo saco. O que vem com Dilma e pior do que o que vem com Marina. Aécio é o passado. Eymael (é assim que se escreve?), pastor Eveready, Sifudélix? Ficarei com Luciana Genro ou Eduardo Jorge, dois sonhadores.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista desde 1961, quando foi ser repórter da ÚLTIMA HORA, PEDRO PORFÍRIO acumulou experiências em todos os segmentos da comunicação. Trabalhou também nos jornais O DIA e CORREIO DA MANHÃ, TRIBUNA DA IMPRENSA, da qual foi seu chefe de Redação, nas revistas MANCHETE, FATOS & FOTOS, dirigiu a Central Bloch de Fotonovelas. Chefiou a Reportagem da Tv Tupi, foi redator da Radio Tupi teve programa diário na RÁDIO CARIOCA. Em propaganda, trabalhou nas agências Alton, Focus e foi gerente da Canto e Mello. Foi assessor de relações públicas da ACESITA e assessor de imprensa de várias companhias teatrais. Teatrólogo, escreveu e encenou 8 peças, no período de 1973 a 1982, tendo ganho o maior prêmio da crítica com sua comédia O BOM BURGUÊS. Escreveu e publicou 7 livros, entre os quais O PODER DA RUA, O ASSASSINO DAS SEXTAS-FEIRAS e CONFISSÕES DE UM INCONFORMISTA. Foi coordenador das regiões administrativas da Zona Norte, presidente do Conselho de Contribuintes e, por duas vezes, Secretário Municipal de Desenvolvimento Social. Exerceu também mandatos em 4 legislaturas na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sendo autor de leis de grande repercussão social.