sexta-feira, 6 de maio de 2011

Entrevista no CREA-RJ contra a demolição do viaduto da Perimetral

Em nome do projeto PORTO MARAVILHA, o prefeito Eduardo Paes decidiu  demolir o  viaduto que integra a maior via expressa do Rio de Janeiro. Só a demoição custará 1 bihão de reais e prejudicará 95 mil motoristas que fazem uso diário da Perimetral. Escrevi coluna a respeito e dei entrevista ao jornalista Nato Khandall, da tv do CREA-RJ.
Veja a entrevista clicando na foto


A entrevista é parte de um programa em que dois engenheiros também opiniaram. A nossa, nós mesmos gravamos, para fazer chegar logo ao seu conhecimento.

Saiba o que já escrevi a respeito em

De como o FGTS financiará o caos no trânsito carioca só porque a Perimetral é feia

Convido você a entrar nesse debate e na luta para evitar que a Prefeitura do Rio de Janeiro consuma essa demolição, condenada pela maioria dos engenheiros e arquitetos que se aprofundaram no assunto. Há outras alternativas, além de demolir um viaduto essencial, só porque ele “é feio”.

5 comentários:

  1. Anônimo1:13 PM

    Realmente Pedro tens razão, quando pela primeira vez ouvi que queriam demolir o elevado, me preocupei, logo conclui serem pessoas sem o menor tino técnico e lógico. Coisa de louco. Se com o elevado que pegando todo o tráfego do aterro com sentido a zona oeste e linha vermelha, e aeroporto, quando chega mais ou menos das cinco da tarde até umas oito da noite, o tráfego sobre ele é muito algo, já usei muito esse trajeto quando saía do trabalho, para voltar para casa. Na maioria das vezes ficava parado no mínimo uns vinte minutos, ou até mais. Como esses gênios vão fazer nesse horário de rush? Ficando pronto a tal vitalização com os espigões que pretendem ali construir com até 50 andares. Essa gente toda tendo que usar carro, misturando todo esse tráfego. Sinceramente se tem engenheiro de verdade metido nisso, os professores deles que certamente já se foram para o outro lado devem estar se revirando no túmulo de tanta raiva com tamanha burrice. Peguem essa grana toda e construam monotrilhos pela área, afim de melhorar o tráfego local, assim tiraria muitos ônibus de circulação pro aqueles lugares, e os poria mais acima.
    Peguem a avenida Brasil construam monotrilhos também, podem levar até Santa Cruz. O local comporta tal obra e seria um grande ganho em termos de transporte de massa. Do Pedregulho ali em S. Cristóvão, pela atual D. Hélder, antiga Suburbana, também comporta um belo monotrilho até Madureira. Fazendo com que os ônibus fiquem localizados em pontos estratégicos para distribuir no interior dos bairros. Agora destruir uma obra, que gera algum desafogo para o tráfego da cidade, é muita estupidez e sandice gananciosa. De fato essas obras tem de serem discutidas por toda a sociedade carioca. Criar um gargalo ali que se refletirá com toda certeza por toda a cidade. Sinceramente o prefeito não está sendo devidamente assessorado. Mas acredito que ele já tenha visto que tamanha burrice vai fazer. Enterrar dinheiro bom em obra ruim.
    Wagner

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:55 PM

    Demolir o Viaduto da Perimetral porque é feio, é coisa de viado!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente: o túnel previsto para contornar o morro de São Bento é um desperdício!
    E emendar com o Mergulhão da Praça XV, pior ainda!
    E como vai ser o transporte coletivo no “Porto Maravilha”, com suas dezenas de prédios “de até 50 andares”?
    O que precisa passar pelo Porto e pelo Mergulhão da Praça XV é o Metrô!
    Veja como em http://rioguina.blogspot.com/2011/11/o-que-precisa-passar-pelo-mergulhao-da.html

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3:30 PM

    Divulguem e assine a petiçao púbica contra a demoliçao da Perimetral, temos que agir rápido. Pra quem nao conhece esse é o mesmo site que recolheu saainaturas para a lei da FICHA LIMPA.
    vamos divulgar muito pessoal nao temos tempo a perder o prefeito antecipou em 9 meses a demoliçao pra nao dar tempo de fazer-mos alguma coisa. Vamos agir rápido, esse é o lnk daPetiçao:

    https://secure.avaaz.org/po/petition/Nao_deixe_o_Prefeito_Demolir_a_Perimetral_RJ

    ResponderExcluir
  5. https://secure.avaaz.org/po/petition/Nao_deixe_o_Prefeito_Demolir_a_Perimetral_RJ3:31 PM

    Divulguem e assine a petiçao púbica contra a demoliçao da Perimetral, temos que agir rápido. Pra quem nao conhece esse é o mesmo site que recolheu saainaturas para a lei da FICHA LIMPA.
    vamos divulgar muito pessoal nao temos tempo a perder o prefeito antecipou em 9 meses a demoliçao pra nao dar tempo de fazer-mos alguma coisa. Vamos agir rápido, esse é o lnk daPetiçao:

    https://secure.avaaz.org/po/petition/Nao_deixe_o_Prefeito_Demolir_a_Perimetral_RJ

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista desde 1961, quando foi ser repórter da ÚLTIMA HORA, PEDRO PORFÍRIO acumulou experiências em todos os segmentos da comunicação. Trabalhou também nos jornais O DIA e CORREIO DA MANHÃ, TRIBUNA DA IMPRENSA, da qual foi seu chefe de Redação, nas revistas MANCHETE, FATOS & FOTOS, dirigiu a Central Bloch de Fotonovelas. Chefiou a Reportagem da Tv Tupi, foi redator da Radio Tupi teve programa diário na RÁDIO CARIOCA. Em propaganda, trabalhou nas agências Alton, Focus e foi gerente da Canto e Mello. Foi assessor de relações públicas da ACESITA e assessor de imprensa de várias companhias teatrais. Teatrólogo, escreveu e encenou 8 peças, no período de 1973 a 1982, tendo ganho o maior prêmio da crítica com sua comédia O BOM BURGUÊS. Escreveu e publicou 7 livros, entre os quais O PODER DA RUA, O ASSASSINO DAS SEXTAS-FEIRAS e CONFISSÕES DE UM INCONFORMISTA. Foi coordenador das regiões administrativas da Zona Norte, presidente do Conselho de Contribuintes e, por duas vezes, Secretário Municipal de Desenvolvimento Social. Exerceu também mandatos em 4 legislaturas na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sendo autor de leis de grande repercussão social.